![](http://www.roteirodabaixada.com.br/images/CesarCristiano.jpg)
A DRR produções estava idealizada . Marcos Mendes e eu firmamos sociedade, rodamos alguns projetos teste e estávamos procurando clientes para dar o start financeiro e entrar de cabeça no áudio visual.
Na nossa sociedade as coisas eram simples, um cuidava do áudio e o outro do video. O ano era 2006 e apostávamos no mercado de DVD ao vivo. Acreditávamos estar oferecendo um serviço justo focando em grupos independentes que auto-financiavam-se. Gravar um DVD ao vivo até então era um projeto de auto custo, com menos de 100.000 reais nem dava para começar a pensar a respeito e apenas gravadoras davam-se ao gosto de realizar esses projetos.
Montamos um set-up de equipamentos compactos que acreditávamos ser o suficiente para atender um público "B" oferecendo um resultado justo e talvez até revolucionar com um ótimo custo beneficio.
Eis que aparece nosso primeiro cliente. A dupla César & Cristiano tinha exatamente o perfil almejado. Sem gravadora ou produtora eles queriam gravar um DVD ao vivo, tinham pouco dinheiro e iam financiar tudo. Negócio fechado, cobramos barato claro, precisávamos deles tanto quanto eles de nós.
A gravação foi feita no Stones music bar. A produção de luz era por conta da dupla que ficou prejudicada principalmente pelo fato do palco ser iluminado pela luz do sol durante o dia e a gravação estava marcada para 19hs da noite. Ou seja, não teve tempo de conferir e ficou escuro, com sombras, entre outros erros.
Na gravação de áudio usamos nosso set-up básico sem back-up. Três placas com 24 canais pré-amplificados da Presonus que enviava o sinal para um PC rodando o software de gravação Nuendo. Microfones shure, sennheiser e beyerdynamic registrando todos os 24 canais simultaneamente parecia estar ok.
Para o registro de video fiz uma pequena salada de câmeras aluguei duas sony PD170, uma sony Z1, uma panasonic GS320 e uma panasonic DVX100b. não usei video preview nem switcher de corte para monitorar. Foi na raça, passei as coordenadas para os câmeras e confiei, até porque um deles seria eu e não teria como acompanhar individualmente. Também não tinha muita segurança para presetar as filmadoras, por isso deixei todas no modo automático total filmando em mini DV SD 4x3.
Durante o show a dupla começou a repetir muitas musicas e a fazer grandes pausas de uma musica para outra. Como eu não havia levado muitas fitas reserva, tivemos que pausar durante uma musica e outra o que deu um trabalho dos infernos na hora de sincar.
Ainda durante a gravação, perdemos 8 canais de áudio. O cabo fire-wire das placas de áudio que as ligava em cascata deu pau. Conseguimos gravar o principal, que era a bateria e vozes. O resto dos instrumentos a dupla já pretendia regravar em estudio e assim fizeram. É uma prática comum regravar o áudio de DVDs ao vivo em estúdio, mas não contávamos que a dupla demoraria exatamente 1 ano para faze-lo.
E foi assim, depois de muitos sustos, muitos meses de edição, mixagem e finalização; a dupla conseguiu lançar seu CD e DVD ao vivo. Até onde eu sei o objetivo foi atingido e rendeu uma grande visualização para a dupla.
CD e DVD César e Cristiano Acústico
Direção: Gilson Insone
Técnico de áudio: Marcos Mendes
Aux. Técnico: Thiago Mendes
Mixagem: Bruno Melo (Estudio Produssom)
Edição e autoração: Gilson Insone
Câmeras: André Lago, Eduardo Luderer, Anselmo Mora e Gilson Insone.
Produção e realização: César & Cristiano
Making Of
Nenhum comentário:
Postar um comentário